Por Thais Ribeiro Gomez Bezerra, Ft, RPG/Reposturarse, Pilates
Luciana Lacorte, Ft, RPG/ Reposturarse, Pilates, Fisioterapia Pélvica
Laís Cristina Almeida, Ft, Psic, MSc, ESP, DO MRO Br
Você já deve ter observado que as crianças atualmente permanecem mais tempo sentadas ou deitadas do que realizando atividades moderadas ou vigorosas. Esse comportamento também acontece com os adolescentes e é agravado pelo excesso de contato com smartphones, videogames e telas que, mesmo com as tentativas de controle dos pais, são muito presentes no cotidiano.
Dessa forma, têm sido mais frequentes problemas como dores na coluna e articulações, dificuldade em enxergar de longe, concentrar-se, encurtamentos musculares, insônia, ansiedade e obesidade.
A fim de prevenir e tratar esses problemas, especialistas têm recomendado para a faixa etária de 7 a 15 anos, 60 minutos ou mais de atividade física por dia, sendo 3 vezes na semana alguma que envolva fortalecimento muscular e ósseo, como o Pilates.
Pilates é um Método com baixo impacto, que tem como princípio respeitar a individualidade de cada pessoa e aprimorar os movimentos.
O Pilates kids tem uma abordagem lúdica e divertida e conta com a supervisão de fisioterapeuta, profissional do movimento. Os exercícios contribuem para prevenir lesões, aprimorar o equilíbrio, a coordenação motora, alinhamento axial, respiração, postura, flexibilidade, força, consciência corporal, melhora da autoestima, autoconfiança e sono; e podem ser realizados com o próprio corpo do praticante ou com acessórios como bola, cones, magic circle, faixa elástica, dentre tantos outros.
Benefícios do Pilates Kids:
Por se tratar de exercícios que usam contração muscular em diferentes posições, os músculos recebem estímulos para o seu crescimento mantendo a flexibilidade da criança e os ossos também são afetados positivamente de maneira indireta e já comprovada, favorecendo o crescimento.
Exercícios com apoio de uma perna só, movimentos de pernas e braços ao mesmo tempo, entre outros. Essas são algumas abordagens usadas no Pilates Kids para consolidar e aprimorar a postura, coordenação e o equilíbrio, a partir de correções durante todos os exercícios.
Pilates kids conta com grupos pequenos participando apenas crianças com idades próximas, contribuindo para conversas, articulação da fala e melhor engajamento em se expressar.
Os resultados da escola dependem em parte da dedicação da criança e adolescentes em prestar atenção, manter a concentração e ter uma boa noite de sono. O Pilates kids estimula a atenção e concentração durante os exercícios e melhora o sono devido ao maior gasto energético, entre outros fatores que serão citados abaixo.
A prática do método ajuda na liberação de neurotransmissores benéficos para o bem-estar, como por exemplo a endorfina. Além disso, são realizados exercícios de respiração e relaxamento que contribuem para o controle do estresse, ansiedade e melhora do sono.
Quando se adquire consciência sobre o posicionamento do próprio corpo e este é usado para exercícios físicos orientados, o praticante sente-se mais capaz e autoconfiante em enfrentar novos desafios.
A criança e adolescente estão em processo contínuo de aprendizado psíquico e motor. A prática do Pilates kids estimula o desenvolvimento de habilidades como pular, arremessar, rolar, abaixar e levantar, pois exigem raciocínio e resposta motora.
É orientado durante os atendimentos de Pilates kids, que a criança ou adolescente perceba o próprio corpo, mantenha ritmo e harmonia durante as atividades, aprendendo a manter o próprio corpo simétrico e alinhado. Tudo isso é possível com a prática da concentração e atenção.
Ao realizar os exercícios propostos, movimentar-se e interagir com os outros participantes, há gasto calórico e também estímulo de cuidar do próprio corpo, se movimentar mais, ingerir mais água e alimentos saudáveis.
Para iniciar o Pilates Kids, é necessário uma Avaliação Fisioterapêutica (realizada na própria EBOM clínica) para verificar se o Pilates é a indicação correta para a criança ou adolescente e identificar o que deverá ser abordado especificamente, contribuindo de forma efetiva para o seu desenvolvimento.
Venha nos visitar e oferecer à sua criança ou adolescente uma vida mais saudável.
REFERÊNCIAS
CRAIG, C. Pilates com bola. 2.ed. São Paulo: Phorte, 2004.
Ministério da Saúde. Guia de atividade física para a população brasileira. 2021: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf
PEREIRA, A.P. Pilates nos desvios posturais. Brasil:2016.
ROBBINS, J.; ROBBINS, L. Pilates’ return to life through contrology. EUA: 1998.
SILVA, D. Os efeitos do método pilates na saúde mental de pacientes com depressão e transtorno de ansiedade: revisão de literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, e5911729368, 2022.
Deixe um comentário